A Fundação

A Fundação Odebrecht, uma instituição privada sem fins lucrativos, é mantida pela Odebrecht S.A. e foi idealizada por Norberto Odebrecht em 1965. Sendo uma das fundações empresariais mais antigas do Brasil, ela se baseia na filosofia de vida que combina Educação e Trabalho, vendo os jovens e suas famílias como agentes principais de transformação em seus contextos.

Com a missão de “Educar para a Vida, pelo Trabalho, para Valores e Superação de Limites”, a Fundação acredita no protagonismo das pessoas e contribui para a construção de uma sociedade mais justa, harmônica e igualitária. Inspirada pela Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO), a instituição promove o desenvolvimento territorial sustentável através do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), que busca melhorar as condições de vida das pessoas no Baixo Sul da Bahia de forma social, econômica e ambiental.

A Fundação Odebrecht está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, trabalhando para superar desafios globais como a erradicação da pobreza em todas as suas formas, através da educação de jovens para a produção no campo, uso racional dos recursos naturais e fortalecimento da cidadania.

Apoie a Fundação Odebrecht na transformação de vidas. Faça sua doação agora!

A Fundação Odebrecht atua em seis frentes prioritárias:

Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Capacitar pessoas, especialmente jovens, com habilidades, competências e conhecimentos para o desenvolvimento sustentável, promovendo uma educação de qualidade orientada para a conservação ambiental, sustentabilidade, formação ética e valores, além de incentivar o protagonismo juvenil.

Desenvolvimento Econômico: Promover o desenvolvimento econômico e a inclusão social valorizando a agricultura, incentivando a economia rural, apoiando a gestão, produção, beneficiamento e comercialização, promovendo a segurança alimentar, aumento de renda, acesso a mercados mais justos, e orientando para reinvestimentos e sistemas produtivos sustentáveis.

Conservação Ambiental: Fomentar a preservação do meio ambiente e da biodiversidade, promovendo o uso racional dos recursos naturais, com ênfase na proteção hídrica através da restauração e conservação de matas ciliares e nascentes, evitando o desmatamento, conservando solo e água, implementando práticas agroecológicas, neutralizando carbono e promovendo a revegetação, além de apoiar o acesso a saneamento básico e manejo correto de resíduos sólidos.

Inovação e Tecnologia: Incentivar novas formas de produção e comercialização de produtos, aplicando tecnologias que aumentem a produtividade, diversifiquem cultivos e disseminem boas práticas agrícolas e agroecológicas, incluindo a conversão de áreas em sistemas agroflorestais.

Coesão e Mobilização Social: Promover a união das pessoas em torno de objetivos comuns, incentivando o engajamento em organizações socioprodutivas, formando novas lideranças, incentivando a permanência no campo, empoderando comunidades, formando uma consciência coletiva e fortalecendo a autoestima e identidade das pessoas.

Cidadania e Governança: Conscientizar os cidadãos sobre seus direitos relativos ao bem-estar econômico e social, facilitando o acesso a políticas públicas e de crédito, e fortalecendo o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Se você deseja contribuir ainda mais com a Fundação Odebrecht, considere também se envolver em programas de voluntariado ou advocacy. Deseja saber mais sobre essas oportunidades?

x (x)